quinta-feira, 16 de junho de 2016

PF conclui operações em quatro estados

Operação foi deflagrada nesta quinta-feira (16) no PR, SP, MG e ES. 
Do total de mandados, 43 são de prisão. Grupo movimentava R$ 3 bi por ano.

Adriana JustiDo G1 PR
Avião foi apreendido no aeroporto 14 Bis, em Londrina, durante operação da Polícia Federal (Foto: Alberto D´Angele/RPC)Avião foi apreendido no aeroporto 14 Bis, em Londrina, durante operação da Polícia Federal (Foto: Alberto D´Angele/RPC)
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (16) para combater o crime de contrabando de mercadorias. A ação ocorre em cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e cumpre 138 mandados judiciais. A quadrilha movimentava por ano cerca de R$ 3 bilhões em mercadorias contrabandeadas e utilizava várias aeronaves, segundo a PF.
A ação conta com 360 policiais federais e foi batizada de Celeno. Do total de mandados, 28 são de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento, e 77 de busca e apreensão. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período. Já a prisão preventiva é por tempo indeterminado.Também foram decretados bloqueio de contas bancárias e sequestro de imóveis.
No Paraná, os mandados estão sendo cumpridos em Maringá, Paranavaí, Loanda, Amaporã, Foz do Iguaçu e Londrina.
Em Londrina, foram apreendidos documentos e um avião monomotor no aeroporto 14 Bis, no distrito da Warta, em Londrina. De acordo com a Polícia Federal, a aeronave estava estacionada no hangar do aeroporto, onde passava por manutenção e recebia combustível.
Investigações 
As investigações começaram em 2013 e identificaram quatro grupos criminosos. Ainda conforme a PF, eles conduziam aeronaves de Salto Del Guairá, no Paraguai, até pistas clandestinas no interior de São Paulo. As mercadorias eram então retiradas dos aviões e escoadas para entrepostos de armazenamento, de onde eram transportadas por caminhões e veículos até os destinatários finais.
As investigações apontaram que pelo menos 12 aeronaves eram utilizadas pelos criminosos, realizando até dois voos diários, e que cada uma levava cerca de 600 quilos de mercadorias, num valor estimado de 500 mil dólares por frete ilícito.
Quatro aeronaves foram apreendidas ao longo das investigações. Os aviões foram apreendidos em Amaporã e Paranavaí, no Paraná, Borebi, em São Paulo e Eldorado, no Mato Grosso do Sul.Uma delas é um monomotor, alvejado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em outubro de 2015, quando tentava retornar ao Paraguai carregado de mercadorias. Esse monomotor foi encontrado em Paranavaí. A investigação ainda foi originada pela delegacia da Polícia Civil após a apreensão de duas aeronaves aeroporto Edu Chaves.
De acordo com a Polícia Federal, os grupos criminosos utilizavam o terminal de Paranavaí como entreposto operacional. O aeroporto era utilizado para o abastecimento e manutenção dos aviões utilizados para o contrabando de mercadorias.
Os grupos, responsáveis pelos fretes aéreos, eram contratados por agenciadores que tinham sede em Foz do Iguaçu e no Paraguai. Além disso, um dos grupos comercializava as mercadorias em empresas próprias em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e na capital paulista.
O nome Celeno "remete à mitologia grega na qual Celeno é uma harpia, um monstro mitológico. O nome ainda tem o significado “obscuro” ou “escuridão”, explica a PF.
Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Paraná.
Delegados da Polícia Federal detalharam o funcionamento da organização criminosa que contrabandeava mercadorias do Paraguai (Foto: Honório Silva/RPC)Delegados da Polícia Federal detalharam o funcionamento da organização criminosa que contrabandeava mercadorias do Paraguai (Foto: Honório Silva/RPC)
Avião encontrado em Paranavai  (Foto: Wilson Del Passo/ RPC)Um dos aviões apreendidos ao longo das investigações tinha sido alvejado quando tentava retornar ao Paraguai com mercadorias contrabandeadas (Foto: Wilson Del Passo/ RPC)

tópicos:
veja também
74
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
RECENTES
POPULARES
  • Bruno Gavazza
    HÁ 8 MINUTOS
    90% das plataformas de jogos são oriundas de contrabando.
    • Maria Figueiredo
      HÁ 26 MINUTOS
      CLARO Q ISSO E VALIDO, MAS UM HELICOPTERO COM 500 KG D COCAINA PERTENCENTE AO PERRELA TA VOANDO O PROPRIETARIO E PILOTO SOLTO
      • Xavier
        HÁ 9 MINUTOS
        Lul.adrão ninguém prende né